Obras - Sentir prá Ver

Obras

A exposição “Sentir prá Ver” apresenta 14 reproduções fotográficas de obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca de São Paulo. A seleção abrange obras brasileiras do final do século XIX a meados do século XX e ilustra os principais temas das artes plásticas: natureza morta, retrato, cenas, marinha, paisagem rural, urbana e abstração. Os artistas presentes na exposição são: Pedro Alexandrino, Carlos Scliar, Almeida Junior, Gino Bruno, Berthe Worms, Di Cavalcanti, Navarro da Costa, Francisco Rebolo, Dario Barbosa, Arnaldo Ferrari, Maurício Nogueira Lima e Leopoldo Raimo.

Natureza Morta

Pedro Alexandrino

Natureza-morta [uvas e pêssegos], sem data

Pedro Alexandrino

Obras Natureza MortaPedro Alexandrino Natureza-morta [uvas e pêssegos], sem dataSão Paulo/SP, 1856 – São Paulo/SP, 1942Óleo sobre telaDoação Família Azevedo Marques, 1949Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em...

ler mais
Bancada acessível da exposição com o tema Natureza Morta, contendo reprodução fotográfica, maquete e relevo tátil e texto em dupla leitura da obra de Pedro Alexandrino, intitulada Uvas e Pêssegos, sem data.
maquete tátil tridimensional da obra de Pedro Alexandrino, uvas e pessegos

Maquete tátil da obra

Maquete tátil tridimensional da obra.

reprodução tátil em relevo com alto contraste da obra de Pedro Alexandrino, uvas e pessegos.

Reprodução tátil em alto contraste

Esquema compositivo em borracha texturizada nas cores preto e amarelo, com os principais elementos da obra.

relevo bidimensional em resina acrílica branca da obra de Pedro Alexandrino, uvas e pessegos.

Reprodução tátil em relevo

Reprodução tátil bidimensional em relevo de resina acrílica branca.

Pedro Alexandrino

Obras Natureza MortaPedro Alexandrino Natureza-morta [uvas e pêssegos], sem dataSão Paulo/SP, 1856 – São Paulo/SP, 1942Óleo sobre telaDoação Família Azevedo Marques, 1949Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em...

ler mais

Carlos Scliar

Sem título (Natureza-morta),1983

Carlos Scilar

Obras Natureza MortaCarlos Scliar Sem título (Natureza-morta),1983Santa Maria/RS, 1920 - Rio de Janeiro/RJ, 2001Vinil, colagem encerada e óleo sobre tela colada em aglomeradoDoação Carlos Henrique Silva, 2005Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica...

ler mais
bancada acessível da exposição, tema natureza morta, com reprodução fotografica, maquete e relevo tátil e texto em dupla leitura da obra de Carlos Scliar, sem título. A obra é composta por bule vermelho, garrafa branca com algumas frutas a sua frente.
maquete tátil tridimensional da obra de Carlos Scliar, sem título. Obra composta por bule vermelho, garrafa branca e algumas frutas sobre um prato branco à frente.

Maquete tátil da obra

Maquete tátil tridimensional da obra.

relevo tátil em alto contraste da obra de Carlos Scliar, sem título.

Reprodução tátil em alto contraste

Esquema compositivo em borracha texturizada nas cores preto e amarelo, com os principais elementos da obra.

relevo tátil bidimensional em resina acrilica branca da obra de Carlos Scliar, sem título.

Reprodução Tátil em relevo

Reprodução tátil bidimensional em relevo de resina acrílica branca.

Carlos Scilar

Obras Natureza MortaCarlos Scliar Sem título (Natureza-morta),1983Santa Maria/RS, 1920 - Rio de Janeiro/RJ, 2001Vinil, colagem encerada e óleo sobre tela colada em aglomeradoDoação Carlos Henrique Silva, 2005Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica...

ler mais

Retrato

Almeida Junior

Estudo para cabeça de caipira, 1893

Almeida Junior

Obras RetratoAlmeida Junior Estudo para cabeça de caipira, 1893Itu/ SP, 1850 – Piracicaba/SP, 1899 Óleo sobre tela Transferência Museu Paulista, 1947Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina...

ler mais
bancada acessível da exposição, tema retrato, contendo reprodução fotografica, maquete e  relevo tátil e texto em dupla leitura da obra de Almeida Junior, intitulada estudo para cabeça de caipira.
maquete tridimensional da obra de Almeida Júnior, intitulada estudo para cabeça de caipira.

Maquete tátil da obra

Maquete tátil tridimensional da obra.

relevo tátil em alto contraste da obra de Almeida Júnior, intitulada estudo para cabeça de caipira.

Reprodução Tátil em alto contraste

Esquema compositivo em borracha texturizada nas cores preto e amarelo, com os principais elementos da obra.

relevo tátil bidimensional em resina acrílica branca da obra de Almeida Júnior, intitulada estudo para cabeça de caipira.

Reprodução Tátil em relevo

Reprodução tátil bidimensional em relevo de resina acrílica branca.

Almeida Junior

Obras RetratoAlmeida Junior Estudo para cabeça de caipira, 1893Itu/ SP, 1850 – Piracicaba/SP, 1899 Óleo sobre tela Transferência Museu Paulista, 1947Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina...

ler mais

Gino Bruno

A dama de chapéu, sem data

Gino Bruno

Obras Retrato Gino Bruno A dama de chapéu, sem dataAdria/Itália, 1899 - São Paulo/SP, 1977 Óleo sobre tela Doação Marina e Silvio Alves, 1987Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina texturizada.Reprodução...

ler mais
bancada acessível da exposição, tema retrato, contendo reprodução fotografica, maquete e relevo tátil e texto em dupla leitura da obra de Gino Bruno, intitulada A dama de chapéu, sem data.
Maquete tátil tridimensional da obra de Gino Bruno, intitulada A dama de chapéu, sem data.

Maquete tátil da obra

Maquete tátil tridimensional da obra.

Relevo tátil em alto contraste da obra de Gino Bruno, intitulada A dama de chapéu, sem data.

Reprodução Tátil em alto contraste

Esquema compositivo em borracha texturizada nas cores preto e amarelo, com os principais elementos da obra.

Relevo tátil bidimensional em resina acrílica branca da obra de Gino Bruno, intitulada A dama de chapéu, sem data.

Reprodução Tátil em relevo


Reprodução tátil bidimensional em relevo de resina acrílica branca.

Gino Bruno

Obras Retrato Gino Bruno A dama de chapéu, sem dataAdria/Itália, 1899 - São Paulo/SP, 1977 Óleo sobre tela Doação Marina e Silvio Alves, 1987Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina texturizada.Reprodução...

ler mais

Cena

Berth Worms

Saudades de Nápoles, 1895

Berth Worms

Obras CenaBerth Worms Saudades de Nápoles, 1895Uckange/França, 1868 - São Paulo/SP, 1937) Óleo sobre tela Transferência Museu Paulista, 1905Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina texturizada.Reprodução tátil...

ler mais
Bancada acessível da exposição com o tema Cena, contendo reprodução fotografica, maquete e relevo tátil e texto em dupla leitura da obra de Berth Worms, intitulada Saudades de Nápoles, 1895.
Maquete tátil tridimensional da obra de Berth Worms, intitulada Saudades de Nápoles, 1895.

Maquete tátil da obra

Maquete tátil tridimensional da obra. Técnica mista.

Relevo tátil em alto contraste da obra de Berth Worms, intitulada Saudades de Nápoles, 1895.

Reprodução Tátil em alto contraste

Esquema compositivo em borracha texturizada nas cores preto e amarelo, com os principais elementos da obra.

Relevo tátil bidimensional em resina acrílica branca da obra de Berth Worms, intitulada Saudades de Nápoles, 1895.

Reprodução Tátil em relevo

Reprodução tátil bidimensional em relevo de resina acrílica branca.

Berth Worms

Obras CenaBerth Worms Saudades de Nápoles, 1895Uckange/França, 1868 - São Paulo/SP, 1937) Óleo sobre tela Transferência Museu Paulista, 1905Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina texturizada.Reprodução tátil...

ler mais

Di Cavalcanti

Sem título [figura sentada apoiada na mesa], sem data

Di Cavalcanti

Obras CenaDi Cavalcanti Sem título (figura sentada apoiada na mesa), sem dataRio de Janeiro/ RJ, 1897 – Rio de Janeiro/ RJ, 1976) Óleo sobre papelão Doação Ruy Brasil Alves, 1999Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha...

ler mais
Bancada acessível da exposição com o tema Cena, contendo reprodução fotografica, maquete e relevo tátil e texto em dupla leitura da obra de Di Cavalcanti, sem título (figura sentada apoiada na mesa), sem data.
Maquete tátil da obra de Di Cavalcanti, sem título (figura sentada apoiada na mesa), sem data.

Maquete tátil da obra

Maquete tátil tridimensional da obra. Técnica mista.

Relevo tátil em alto contraste da obra de Di Cavalcanti, sem título (figura sentada apoiada na mesa), sem data.

Reprodução Tátil em alto contraste

Esquema compositivo em borracha texturizada nas cores preto e amarelo, com os principais elementos da obra.

Relevo tátil bidimensional em resina acrílica branca da obra de Di Cavalcanti, sem título (figura sentada apoiada na mesa), sem data.

Reprodução Tátil em relevo

Reprodução tátil bidimensional em relevo de resina acrílica branca.

Di Cavalcanti

Obras CenaDi Cavalcanti Sem título (figura sentada apoiada na mesa), sem dataRio de Janeiro/ RJ, 1897 – Rio de Janeiro/ RJ, 1976) Óleo sobre papelão Doação Ruy Brasil Alves, 1999Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha...

ler mais

Marinha

Almeida Junior

Marinha, Guarujá, 1895

Almeida Junior

Obras MarinhaAlmeida Junior Marinha [uvas e pêssegos], sem dataSão Paulo/SP, 1856 – São Paulo/SP, 1942Óleo sobre telaDoação Família Azevedo Marques, 1949Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina...

ler mais
Bancada acessível da exposição com o tema Marinha, contendo reprodução fotografica, maquete e relevo tátil e texto em dupla leitura da obra de Almeida Junior, intitulada Marinha Guarujá 1895.
Maquete tátil tridimensional da obra de Almeida Junior, intitulada Marinha Guarujá 1895.

Maquete tátil da obra

Maquete tátil tridimensional da obra. Técnica mista.

Relevo tátil em alto contraste da obra de Almeida Junior, intitulada Marinha Guarujá 1895.

Reprodução Tátil em alto contraste

Esquema compositivo em borracha texturizada nas cores preto e amarelo, com os principais elementos da obra.

Relevo tátil bidimensional em resina acrílica branca da obra de Almeida Junior, intitulada Marinha Guarujá 1895.

Reprodução Tátil em relevo

Reprodução tátil bidimensional em relevo de resina acrílica branca.

Almeida Junior

Obras MarinhaAlmeida Junior Marinha [uvas e pêssegos], sem dataSão Paulo/SP, 1856 – São Paulo/SP, 1942Óleo sobre telaDoação Família Azevedo Marques, 1949Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina...

ler mais

Navarro da Costa

Porto de Leixões, 1901

Navarro Costa

Obras MarinhaNavarro Costa Porto de Leixões, Portugal 1914 / 1931Rio de Janeiro/ RJ, 1883 – Florença/ Itália, 1931) Óleo sobre tela Doação Família Azevedo Marques, 1949Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina...

ler mais
Bancada acessível da exposição com o tema Marinha, contendo reprodução fotografica, maquete e relevo tátil e texto em dupla leitura da obra de Navarro da Costa, intitulada Porto de Leixões 1901.
Maquete tátil tridimensional da obra de Navarro da Costa, intitulada Porto de Leixões 1901.

Maquete tátil da obra

Maquete tátil tridimensional da obra.
Técnica mista.
Relevo tátil em alto contraste da obra de Navarro da Costa, intitulada Porto de Leixões 1901.

Reprodução Tátil em alto contraste

Esquema compositivo em borracha
texturizada nas cores preto e amarelo,
com os principais elementos da obra.
Relevo tátil bidimensional em resina acrílica branca, da obra de Navarro da Costa, intitulada Porto de Leixões 1901.

Reprodução Tátil em relevo

Reprodução tátil bidimensional
em relevo de resina acrílica branca.

Navarro Costa

Obras MarinhaNavarro Costa Porto de Leixões, Portugal 1914 / 1931Rio de Janeiro/ RJ, 1883 – Florença/ Itália, 1931) Óleo sobre tela Doação Família Azevedo Marques, 1949Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina...

ler mais

Paisagem Rural

Pedro Alexandrino

Paisagem estudo, 1896 à 1910

Pedro Alexandrino

Obras Paisagem RuralPedro Alexandrino Paisagem (estudo), 1896/1910São Paulo/SP, 1856 – São Paulo/SP, 1942 Óleo sobre tela Compra Governo do Estado de São Paulo, 1944Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina...

ler mais
Bancada acessível da exposição com o tema Natureza Morta, contendo reprodução fotográfica, maquete e relevo tátil e texto em dupla leitura da obra de Pedro Alexandrino, intitulada Paisagem estudo, 1896 a 1910.
Maquete tátil tridimensional da obra de Pedro Alexandrino, Paisagem estudo.

Maquete tátil da obra

Maquete tátil tridimensional da obra. Técnica mista.

reprodução tátil em relevo com alto contraste da obra de Pedro Alexandrino, Paisagem estudo.

Reprodução Tátil em alto contraste

Esquema compositivo em borracha texturizada nas cores preto e amarelo, com os principais elementos da obra.

relevo bidimensional em resina acrílica branca da obra de Pedro Alexandrino, Paisagem estudo.

Reprodução Tátil em relevo

Reprodução tátil em relevo
de resina acrílica branca.

Pedro Alexandrino

Obras Paisagem RuralPedro Alexandrino Paisagem (estudo), 1896/1910São Paulo/SP, 1856 – São Paulo/SP, 1942 Óleo sobre tela Compra Governo do Estado de São Paulo, 1944Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina...

ler mais

Francisco Rebolo

Paisagem do Morumbi, 1946

Francisco Rebolo

Obras Paisagem RuralFrancisco Rebolo Paisagem do Morumbi, 1946São Paulo/SP, 1902 – São Paulo/SP, 1980 Óleo sobre tela Compra Governo do Estado de São Paulo, 1969Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina...

ler mais
Bancada acessível da exposição com o tema Natureza Morta, contendo reprodução fotográfica, maquete e relevo tátil e texto em dupla leitura da obra de Francisco Rebolo, intitulada Paisagem do Morumbi, 1946.
Maquete tátil tridimensional da obra de Francisco Rebolo, Paisagem no Morumbi, 1946.

Maquete tátil da obra

Maquete tátil tridimensional da obra. Técnica mista.

reprodução tátil em relevo com alto contraste da obra de Francisco Rebolo, Paisagem no Morumbi, 1946

Reprodução Tátil em alto contraste

Esquema compositivo em borracha texturizada nas cores preto e amarelo, com os principais elementos da obra.

reprodução tátil bidimensional em relevo de resina acrílica branca, da obra de Francisco Rebolo, Paisagem no Morumbi, 1946

Reprodução Tátil em relevo

Reprodução tátil em relevo
de resina acrílica branca.

Francisco Rebolo

Obras Paisagem RuralFrancisco Rebolo Paisagem do Morumbi, 1946São Paulo/SP, 1902 – São Paulo/SP, 1980 Óleo sobre tela Compra Governo do Estado de São Paulo, 1969Bancada AcessívelMaquete tátil da obra. Técnica mista.Reprodução tátil em relevo. Prancha em resina...

ler mais

Paisagem Urbana