Obras
Marinha
Navarro Costa
Porto de Leixões, Portugal 1914 / 1931
Óleo sobre tela
Doação Família Azevedo Marques, 1949
Bancada Acessível
Maquete tátil da obra
Maquete tátil da obra. Técnica mista.
Reprodução Tátil em relevo
Reprodução tátil em relevo. Prancha
em resina texturizada.
Reprodução Tátil em alto contraste
Reprodução tátil em alto contraste.
Esquema compositivo em borracha
texturizada
A Obra em seu contexto
Essa paisagem mostra o Porto de Leixões, construído em finais do século XIX, no norte de Portugal. A visão do artista parece ser feita a partir do mar. Há alguns barcos de pequeno porte localizados à esquerda, lembrando canoas paradas no porto. A água do mar é representada de forma muito colorida e transparente e nela podemos ver ondas, o reflexo dos barcos e das copas das árvores que se encontram mais atrás.Um pouco mais ao fundo, vemos o cais, uma ponte e uma série de árvores com folhas verdes e amarelas.Finalmente, no último plano, o céu.
Compare as duas marinhas desta exposição.Qual delas você acha mais parecida com uma paisagem natural? Em qual delas você acha que o artista usou mais a imaginação? Por quê?
Essa marinha foi feita pelo menos vinte anos após a Marinha de Almeida Junior. Nessa tela, pintada durante o período em que permaneceu na Europa, o artista brasileiro Navarro da Costa, parece mais livre para representar as formas e as cores, utilizando pinceladas mais soltas, criando massas vibrantes de cores, e dando destaque aos tons de amarelos, verdes e azuis.
Se você fosse um artista, registraria as coisas tal como se parecem na realidade ou gostaria de recriar a realidade com imaginação? Como você representaria a paisagem dos seus sonhos? Desenhando, pintando, recortando ou criando essa imagem a partir de cheiros ou sons?
Poesia que acompanha a obra
A Paz
João Donato/Gilberto Gil
(…)
Eu vim!
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos “ais”
Obra relacionada ao tema
Almeida Junior
Nessa imagem os elementos da natureza são representados por muitos planos. Um canal que conduz água do continente ao mar surge no canto inferior esquerdo de quem observa a tela e percorre a areia de forma sinuosa, contornando uma formação rochosa até desaparecer, mais ao fundo, em direção ao mar. A areia da praia é contornada pelas plantas rasteiras da costa e as montanhas ocupam os planos mais distantes da tela, estando encimadas por um vasto céu azul de poucas nuvens.