Obras
Retrato
Gino Bruno
A dama de chapéu, sem data
Óleo sobre tela
Doação Marina e Silvio Alves, 1987
Bancada Acessível
Maquete tátil da obra
Maquete tátil da obra. Técnica mista.
Reprodução tátil em relevo
Reprodução tátil em relevo. Prancha
em resina texturizada.
Reprodução tátil em alto contraste
Reprodução tátil em em alto contraste.
Esquema compositivo em borracha
texturizada
A Obra em seu contexto
Nessa imagem, a pessoa retratada encontra-se de frente, com o rosto levemente voltado para o lado esquerdo de quem observa a tela, de onde surge um suave foco de luz. O retrato foi pintado no século XX por um artista nascido na Itália, mas trazido para São Paulo ainda pequeno. Gino Bruno era obstinado por pintura e dedicava atenção particular no tratamento das cores, utilizando-as cuidadosamente para dar forma à materia, criando volumes e efeitos de luz!
Explore bem a obra, aproveitando os recursos sensoriais que estão sobre a bancada. Perceba detalhes da pele, cabelo, rosto, vestimentas e acessórios… Quem poderia ser essa senhora? Pelas suas características parece viver no campo ou na cidade? Parece estar vestida para trabalhar ou para passear?
Diferentemente da obra Estudo para Cabeça de Caipira, de Almeida Junior, não é possível identificarmos nessa pintura minúcias da pele, cabelo e roupa ou os traços faciais mais sutis da personagem retratada. Os detalhes são suprimidos em favor dos traços essenciais. Para Gino Bruno um retrato deveria captar as características expressivas mais marcantes de cada pessoa e apresentar o máximo da sua identidade, com o mínimo de traços. A figura pintada nesse quadro era Dona Maria, a esposa do artista.
Agora pense em alguém especial para você e tente lembrar os seus aspectos físicos e de personalidade… Quais seriam as suas características mais marcantes? Se você fosse retratá-la, como gostaria que ela posasse para você?
Poesia que acompanha a obra
Essa Mulher
Joyce e Ana Terra
(…)
Essa menina, essa mulher, essa senhora
Em que esbarro toda hora
No espelho casual
É feita de sombra e tanta luz
De tanta lama e tanta cruz
Que acha tudo natural
Obra relacionada ao tema
Almeida Junior
Esse estudo foi pintado em 1896, por Almeida Junior – artista nascido em Itu, interior de São Paulo. Almeida Junior destacou-se por sua técnica apurada e por tratar o tema regionalista, ligado ao modo de vida no interior paulista. Ao contrário da tendência geral da sua época, que valorizava os temas clássicos da arte, o conjunto da obra desse artista destacava a cultura do nosso país, revelando muito dos costumes, cores e tipos frequentes do interior paulista na virada do século XIX para o XX.