Obras
Retrato
Almeida Junior
Estudo para cabeça de caipira, 1893
Óleo sobre tela
Transferência Museu Paulista, 1947
Bancada Acessível
Maquete tátil da obra
Maquete tátil da obra. Técnica mista.
Reprodução Tátil em relevo
Reprodução tátil em relevo. Prancha
em resina texturizada.
Reprodução tátil em alto contraste
Reprodução tátil em em alto contraste.
Esquema compositivo em borracha
texturizada
A Obra em seu contexto
Essa obra é, na verdade, um estudo realizado pelo artista para a criação de uma obra futura, onde o personagem retratado seria protagonista de uma cena no campo. Aqui, o artista retratou, em meio perfil, um “caipira”, um homem simples, trabalhador do campo. É possível perceber muitos detalhes minuciosos, como a pele enrugada do homem, as dobras na sua camisa, as texturas da barba e do bigode, as estampas no lenço, o olhar e a expressão do personagem.
Qual poderia ser a ocupação desse homem? Como ele lhe parece? Feliz? Cansado? Preocupado? Faminto? Por quê?
Esse estudo foi pintado em 1896, por Almeida Junior – artista nascido em Itu, interior de São Paulo. Almeida Junior destacou-se por sua técnica apurada e por tratar o tema regionalista, ligado ao modo de vida no interior paulista. Ao contrário da tendência geral da sua época, que valorizava os temas clássicos da arte, o conjunto da obra desse artista destacava a cultura do nosso país, revelando muito dos costumes, cores e tipos frequentes do interior paulista na virada do século XIX para o XX.
Como você retrataria, hoje, um caipira? Quais elementos utilizaria para simbolizar esse homem típico do campo? Que músicas e que sons fazem lembrar o modo de vida no interior?
Poesia que acompanha a obra
Vida de Campônio
Paulo Setúbal
Como um caboclo bem rude,
Eu vivo aqui, nesta paz,
Recuperando a saúde,
Que eu esbanjei, quando pude,
Nas tonteiras de rapaz.
Obra relacionada ao tema
Gino Bruno
Nessa imagem, a pessoa retratada encontra-se de frente, com o rosto levemente voltado para o lado esquerdo de quem observa a tela, de onde surge um suave foco de luz. O retrato foi pintado no século XX por um artista nascido na Itália, mas trazido para São Paulo ainda pequeno. Gino Bruno era obstinado por pintura e dedicava atenção particular no tratamento das cores, utilizando-as cuidadosamente para dar forma à matéria, criando volumes e efeitos de luz!