Obras
Paisagem Urbana
Arnaldo Ferrari
Composição, sem data
Bancada Acessível
Maquete tátil da obra
Maquete tátil da obra. Técnica mista.
Reprodução tátil em relevo
Reprodução tátil em relevo. Prancha
em resina texturizada.
Reprodução tátil em alto contraste
Reprodução tátil em alto contraste.
Esquema compositivo em borracha
texturizada
A Obra em seu contexto
Essa paisagem tem como tema central a cidade, mas aqui o artista não representa a realidade tal como os nossos olhos costumam ver. Arnaldo Ferrari compôs uma paisagem urbana, organizando formas geometrizadas em tons de amarelo, preto e branco que fazem lembrar casas e ruas, bem próximas umas das outras . As casas estão ordenadas em planos diversos, ora mais próximos ora mais afastados do espectador…
Quantas formas geométricas você consegue destacar nessa composição?
A obra original foi criada em meados do século XX. Ao contrário de Rua de Sevilha – do artista Dario Barbosa -, na obra de Arnaldo Ferrari não conseguimos identificar uma cidade específica.
Muitos artistas desse período se interessaram pelo ambiente urbano como tema. O mundo vivia grandes transformações e o desenvolvimento das indústrias impunha uma nova organização da sociedade. A cidade, em contraposição ao campo, simbolizava o moderno, o novo e sua representação significava, para os artistas, uma possibilidade de projetar e sonhar o futuro.
E para você, que projetos seriam importantes para melhorar a nossa vida nas próximas décadas? Como você imagina que poderiam ser as cidades no futuro?
Poesia que acompanha a obra
Cora Coralina
(…)
Eu sou estas casas encostadas
Cochichando umas com as outras.
Obra relacionada ao tema
Dario Villares Barbosa
Notamos, na pintura de Dario Barbosa, a tendência da arte em registrar as coisas como as vemos, representando o ambiente urbano, suas construções, a natureza e os efeitos de luz e sombra criados pela iluminação daquela hora do dia. Parece que o artista posicionou-se no meio da rua para registrar aquele instante da cidade de Sevilha.