Obras
Paisagem Rural
Francisco Rebolo
Paisagem do Morumbi, 1946
Óleo sobre tela
Compra Governo do Estado de São Paulo, 1969
Bancada Acessível
Maquete tátil da obra
Maquete tátil da obra. Técnica mista.
Reprodução Tátil em relevo
Reprodução tátil em relevo. Prancha
em resina texturizada.
Reprodução tátil em alto contraste
Reprodução tátil em alto contraste.
Esquema compositivo em borracha
texturizada
A Obra em seu contexto
Nesse quadro vemos um ambiente parecido ao de uma chácara, bem simples. Ao centro, uma casa rodeada por poucas árvores que se espalham pelo terreno; à frente, um pequeno morro, uma árvore bem próxima e uma estrada de terra; e, ao fundo, uma colina com algumas árvores na linha do horizonte encimado pelo céu azul.
Essa paisagem foi pintada no Brasil, aproximadamente quarenta anos após a obra Paisagem (estudo), de Pedro Alexandrino, aqui também exposta. Rebolo também gostava de pintar ao ar livre as paisagens que lhe interessavam, e fazia isso principalmente nos arredores da cidade de São Paulo.
Compare as duas paisagens rurais desta exposição. Quais semelhanças e diferenças você identifica entre elas?
Rebolo não estava interessado em copiar as coisas como seus olhos viam. Interessava-lhe simplificar e até geometrizar um pouco suas formas. Os elementos da natureza, como os caminhos de terra e a vegetação, eram definidos como zonas de cor. O artista declarava que pretendia “dar vida” às paisagens, usando cores vibrantes e muita luminosidade. Assim, suas paisagens revelam vivamente a cidade em que vivia.
Você já visitou ou ouviu falar do Bairro Morumbi, em São Paulo? Ele fica na cidade, cercado de construções, ruas, avenidas. Tem até um estádio de futebol famoso! Quando Rebolo pintou Paisagem do Morumbi, ele vivia em um sítio nesse bairro, que ainda era rural, cheio de áreas verdes. Já percebeu como os espaços da sua cidade se transformam ao longo dos anos? Já viu alguma zona rural se transformar em zona urbana?
Poesia que acompanha a obra
Casa no Campo
Zé Rodrix e Tavito
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais (…)
Obra relacionada ao tema
Pedro Alexandrino
Nessa reprodução podemos observar uma vila rural com algumas construções rústicas, um campo acidentado e verde, muitas árvores ao fundo e um céu acinzentado acima da linha do horizonte. A tela original, pintada na França, provavelmente entre o fim do século XIX e começo do século XX, foi realizada por Pedro Alexandrino, um pintor brasileiro que registrou muitas das paisagens que via durante seus passeios pelo campo.