Para os olhos e para as mãos. - Sentir prá Ver

Mídias

Para os olhos e para as mãos.

Jornal Metro ABC – Dezembro de 2014

materia sobre exposição sentir pra ver no jornal metro abc

Inclusão. Sesc Santo André recebe exposição interativa voltada a pessoas com deficiência.

14 pinturas de artistas brasileiros e estrangeiros são utilizadas na exposição, cada uma representando um movimento artístico.

Para deficientes visuais, apreciar pinturas em um museu é uma opção inviável de çazer, porém, o Sesc Santo André recebe até março uma exposição que promete mudar isto.

Depois de passar pelo Museu da Inclusão e pela Pinacoteca de São Paulo, a mostra “Sentir pra Ver” é um convite aos sentidos dos visitantes. 

A exposição abriga versões interativas de 14 obras de pintores brasileiros e estrangeiros. Cada pintura vem acompanhada de uma versão sensorial da mesma, na qual o visitante pode tocar e sentir as diferentes nuances de cada quadro. 

Para criar as versões alternativas das obras, diferentes técnicas foram utilizadas, como reproduções em relevo, maquetes, trechos em áudio, poemas e textos, os dois últimos disponíveis também em braille. Todas as pinturas abrangem o período do final do século 19 até o início do século 20, e tratam temas diversos como natureza morta, marinha, paisagem rural, entre outros.

Entre as obras expostas estão “Saudades de Napoles” de Berthe Worms, “A Dama de Chapéu” de Gino Bruno, “Rua em Sevilha” de Dario Villares Barbosa, entre outras.

Segundo a curadora da mostra, a museóloga Amanda Tojal, o formato da exposição “Sentir pra Ver” é ideal em questão de acessibilidade e todas as exposições deveriam ser assim, inclusivas. 

No local da mostra, grupos de arte-educadores estarão orientando os visitantes sobre a exposição.

METRO ABC, terça-feira, 16 de dezembro de 2014

www.metrojornal.com.br